4 ideias para valorizar o seu imóvel
Partilhar em
Seja proprietário vendedor ou profissional imobiliário, quando coloca um imóvel no mercado a primeira preocupação costuma ser o preço de venda e a seguir a sua promoção. Num artigo futuro, explicarei que esta ordem de prioridades não favorece o sucesso da venda e também que a promoção depende em primeiro lugar da correcta definição dos potenciais compradores do imóvel, ou na linguagem de marketing o público alvo.
Ainda assim, seguindo as sugestões que apresento tornará a casa mais apelativa e “pronta a habitar”, o que não só facilita a promoção como reduz a margem de desconto do imóvel, isto é, a diferença entre o preço a que está a ser promovido e aquele preço que efectivamente foi pago (saiba mais sobre o valor de mercado no artigo Como encontrar o preço ideal da sua casa).
Estas são pequenas acções que pode realizar para diferenciar o seu imóvel sobre os demais que competem pela atenção do mercado. Torne a sua casa diferente, para melhor. Lembre-se que a primeira impressão conta muito, pois não terá uma segunda oportunidade para causar uma primeira boa impressão!
IDEIA #1 - AMBIENTE CONVIDATIVO
Imagine-se a entrar na sua casa pela primeira vez. O que vê? Que sensações lhe transmite? Essa será também a percepção de cada potencial cliente que visita a sua casa. A sua casa deve estar convenientemente limpa, arejada, iluminada e arrumada, por forma a que quem entre se sinta convidado a fazê-lo e a permanecer. Um pequeno investimento em algumas caixas de arrumação ou numa boa limpeza fará com que a visita à sua casa seja um verdadeiro sucesso, conseguindo o melhor retorno para si.
Observe agora os pormenores, como os cantos, os tectos, atrás das portas, junto aos móveis e cortinados, do hall de entrada aos quartos. Mantenha a roupa guardada, a louça arrumada e as plantas cuidadas. Casas de banho limpas, arejadas e frescas transmitem cuidado e zelo pelo imóvel aos novos proprietários, fazendo-os sentir mais seguros na decisão e com poucas surpresas no futuro. Detalhes como fruta fresca e plantas naturais, um bolo ou pão acabados de fazer, ajudarão os potenciais compradores a recordar positivamente a sua casa pelo ambiente e pelas sensações vividas.
Uma última chamada de atenção para quem como eu possui animais de estimação. Alguns compradores são bastante sensíveis aos cheiros ou alérgicos aos próprios animais. Preferencialmente, no momento da visita mantenha o seu animal de estimação fora de casa. Nada deverá desviar a atenção dos compradores. Guarde, se possível, todos os objectos relacionados com o seu animal (brinquedos, comedouros, bebedouros, camas, mantas, etc.), por forma a reduzir o cheiro e evitar situações desconfortáveis por parte dos potenciais compradores.
IDEIA #2 - TORNE AS DIVISÕES MAIORES
Cada vez mais o espaço ao dispor das famílias é escasso, em particular nos meios mais urbanos. Por isso, ter espaço disponível valoriza o seu imóvel, seja espaço de arrumação ou espaço de circulação. Dificilmente conseguirá ampliar o número de m2 disponíveis na casa. No entanto, a forma como distribui, ocupa e arruma o espaço existente poderá aumentar ou diminuir o interesse de potenciais compradores. Aqui ficam algumas sugestões de melhoria:
- Se está a vender a sua casa, porque não come&a